My Image

Janaina Rodrigues

Coach de Alta Performance

Coach de Alta Performance

Janaina Rodrigues

Janaina Rodrigues

Como combater a negatividade dos líderes e ajudá-lo a motivar a equipe?

05/11/2017 10:26:48

Janaina Rodrigues

My Image

Como combater a negatividade dos líderes e ajudá-lo a motivar a equipe?

 

“Ah isso não dá para fazer”, “Nossa, é muito difícil”, “O fulano não vai conseguir”... Estamos mais acostumados a ouvir reclamações como estas vindas dos colaboradores, correto? E quando o pessimismo vem do líder? Confira cinco dicas de como você pode mudar este discurso antes que o gestor contamine toda a equipe e prejudique a sua empresa:

 

1 – Ajude-o a enxergar o real tamanho do desafio
Ele pode estar sobrecarregado de informações ruins, talvez acredite mesmo que não há mais soluções. Pode estar desanimado e desesperançoso, com isso, vê tudo com um filtro cinza que piora a situação. Tenha uma conversa questionando: NADA acontece de bom? Faça-o refletir se realmente o cenário é ruim ou tem oportunidades.

 

2 – Impulsione-o para a ação
Está mais ciente da realidade? Ótimo, momento para pensar quais são as opções existentes. É importante você respeitar sua autonomia e deixá-lo exercer o seu papel de líder, oriente para que ele encontre saídas, faça perguntas direcionadas, o nível de satisfação em realizar as mudanças será muito maior se ele encontrar o caminho!

 

3 – Definam juntos métricas para acompanhamento
Como saber se estão no percurso correto ou desviaram a rota mesmo sem perceber? Métricas são importantes e precisam acompanhar de perto: inspeção, adaptação, melhoria. Foi possível trazer a equipe para o projeto e motivar esses funcionários para a obtenção dos melhores resultados? Como mensura isso?

 

4 – Valorize os avanços
Comemore os resultados, isto cria uma atmosfera de positividade, motivando e estimulando o comprometimento, o que trará melhores resultados. Elogie sempre que possível pois as pessoas precisam sentir que são valorizadas. Conquista-se assim, um bom nível de desempenho e de qualidade.

 

5 – Manutenção contínua
Treinamento e preparação são fundamentais. Proporcione sempre os melhores treinamentos e garanta a qualificação constante de sua equipe de liderança. Isso vai tornar os atendimentos melhores, otimizar os processos e acelerar os resultados!

A equipe é o espelho do Líder, invista no gestor e mantenha os colaboradores mais positivos e produtivos!

 

Janaina Rodrigues